Prefeitura de Jataí Avança no Projeto do Centro de Triagem de Animais Silvestres

55

Na tarde de quinta-feira, 15 de maio de 2025, a Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, localizada no Centro Administrativo de Jataí, foi palco de uma importante discussão sobre o futuro Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do município, numa parceria entre Prefeitura, Ecovias e Universidade Federal de Jataí (UFJ). O encontro de tratativas do projeto contou a presença da Vice-Prefeita Flaviane Scopel, do Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Biella, do Secretário de Fazenda, João Geraldo de Souza Braga, do Diretor do Instituto de Ciências Agrarias da UFJ, Alexandre Choupina, e do Diretor do Hospital Veterinário Reganin.

O objetivo central da reunião foi o alinhamento do projeto de criação e estruturação do CETAS de Jataí. A Vice-Prefeita Flaviane Scopel destacou o progresso significativo nas tratativas para a instalação do centro, vislumbrando uma parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal, a Ecovias e a UFG. “O objetivo é que sejam feitas parcerias e que a gente tenha um CETAS em uma parceria entre Prefeitura Municipal, Ecovias e UFG”, afirmou a Vice-Prefeita.

As discussões revelaram um alinhamento promissor no andamento do projeto. Segundo informações compartilhadas durante o encontro, a iniciativa já se encontra na fase de levantamentos, com o intuito de identificar as necessidades e os recursos existentes, bem como as demandas pendentes para a concretização do CETAS.

A Vice-Prefeita também esclareceu a importância da autonomia do CETAS em relação à unidade da UFJ, que se dedica ao atendimento de animais domésticos. “O CETAS terá uma equipe própria, tendo em vista que a unidade da UFJ é para animais domésticos e o CETAS é para animais silvestres, eles não podem estar no mesmo espaço destinado aos animais domésticos”, explicou. Contudo, a gestão do novo centro de triagem ficará sob a responsabilidade do Hospital Veterinário do Instituto de Ciências Agrárias da UFJ, garantindo a expertise necessária para o manejo dos animais silvestres.

Jataí, Desenvolvimento e Coração
Comunicação PMJ