Proteja-se: Alerta da Secretaria de Saúde sobre a Dengue

46

A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações na incansável batalha contra a dengue. Contudo, como bem lembra o Secretário de Saúde, Dr. Élio Caetano de Assis, essa guerra não pode ser vencida sozinho. “É preciso que todos colaborem na limpeza de seus quintais, lotes ou mesmo ao descartar copos plásticos ou qualquer outro tipo de recipiente em locais inadequados”, conclamou o secretário. A conscientização e a ação individual são as armas mais poderosas para combater o mosquito Aedes aegypti.

A Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, enfermeira Araceli Rezende Farias Chaves, revelou que Jataí já registra mais de 1.900 casos notificados, com 600 confirmações. Preocupante também é a circulação de três sorotipos da doença (um, dois e três) no município, o que aumenta o risco de casos mais graves. Mesmo com a chegada do outono e inverno, a identificação de novos casos positivos não cessa, reforçando a necessidade de manter a vigilância e os cuidados.

Araceli reforça o apelo do secretário: “Solicitamos da população o apoio para manter os quintais limpos e sem a proliferação do Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus”. Cada recipiente que acumula água, por menor que seja, pode se tornar um criadouro para o mosquito. Latas, pneus, vasos de plantas, garrafas e até mesmo tampinhas podem ser focos de proliferação.

A responsabilidade de manter Jataí livre do mosquito e de suas doenças é de cada um de nós. Verifique seu quintal, ajude seus vizinhos e denuncie possíveis focos. A sua colaboração faz toda a diferença nessa batalha pela saúde da nossa cidade.

Jataí, Desenvolvimento e Coração
Comunicação PMJ