ATENÇÃO: Cuidado para não cair no Golpe do PIX

4758

A Prefeitura de Jataí, por meio do Procon, alerta a todos os consumidores sobre a falsa promessa de dinheiro facil, provavelmente todos já devem conhecer um pouco sobre a famosa “Renda extra por tarefas online”, fique atento!

À medida que o comércio eletrônico continua a crescer, notamos um aumento nas vendas de produtos online, mas também, junto com algumas vendas acompanham os golpes virtuais que visam enganar os consumidores, o Golpe do Pix, envolve o sistema de pagamento instantâneo (pix) para oferecer dinheiro fácil em troca de tarefas simples, como curtir vídeos, compartilhar postagens, participar de afiliações entre outros.

Para aplicar o golpe, os criminosos geralmente convencem as vítimas que é necessário investir um determinado valor, para continuar com a suposta geração de renda, sempre prometendo que o retorno pode variar de 30% a 100% do valor investido. Uma vez que o dinheiro é transferido através do Pix, o contato com o grupo de golpistas é perdido instantaneamente.

O PROCON oriente que no caso de alguém cair no “Golpe do Pix,” a primeira medida a ser tomada é acionar o mecanismo especial de devolução oferecido pelo Banco Central. Além disso, é essencial comunicar imediatamente o ocorrido ao banco onde a transação foi realizada. Somente através dessas ações, é possível ter alguma chance de recuperar os fundos perdidos.

Lembre-se que as promessas de dinheiro fácil raramente funcionam, e a cautela ao realizar transações financeiras online é de suma importância. Não seja vítima desses golpes; fique em alerta e consciente, e não ceda a promessas falsas que podem resultar em perdas financeiras.

Para eventuais dúvidas o PROCON se coloca à disposição pelos canais on-line e pelo telefone (64) 3632-4015 ou (64) 3632-4035