CENTRO CULTURAL BASILEU TOLEDO FRANÇA

O Centro Cultural Basileu Toledo França recebeu esse nome em junho de 2002, na gestão do prefeito Humberto Machado, com o objetivo de homenagear Basileu Toledo França, que nasceu em Jataí em 18 de setembro de 1919 e faleceu em Goiânia em 22 de novembro de 2003. Jornalista, historiador e escritor de vários romances históricos. O Centro Cultural, prédio de dois pavimentos e arquitetura moderna, está localizado à Av. Goiás, nº 1433, região de grande movimento e fácil acesso, tendo ao fundo um bosque com árvores e arbustos; grande variedade de pássaros; macaquinhos e, ainda, a Praça do Olho d’Água, com uma importante nascente preservada.

No prédio funciona a Biblioteca Municipal Dante Mosconi, a Secretaria Municipal de Cultura e, desde o início de 2021, a Escola de Teatro e Dança. Há também o auditório Maria Eloá, ambientes para estudo, sala para cursos de informática, sala de literatura infantil para
Contação de histórias, espaço para exposições. Além das aulas de dança, há também aulas de judô, pilates, yoga e ginástica artística. Essas atividades são gratuitas, com número reduzido de alunos e com todas as medidas exigidas de distanciamento e higienização.
O Centro Cultural Basileu Toledo França e a Biblioteca Dante Mosconi são uma instituição de regime especial, subordinada à Secretaria Municipal de Cultura. Juntos, formam um complexo educativo cultural, sem fins lucrativos e com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural no Município.

Horário de atendimento: 8h às 17 horas / Contato: (64) 3632-4037 / (64) 3632-4042