COMUNICADO | Exames para diagnóstico da COVID-19 estão disponíveis no SUS municipal

Texto/ Revisão: Andryelle Freitas De Rezende - Gerente de Imunização
Arte: Jomer Junqueira

A Prefeitura de Jataí, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica à população que foi realizado um processo de licitação e aquisição de exames para diagnóstico de COVID-19 e estes estão atualmente disponíveis no SUS municipal.

Serão ofertados 03 (três) tipos de exames: sorologia de anticorpos, pesquisa de antígeno e RT- PCR para pesquisa de RNA viral. A escolha do exame será definida pelos profissionais de saúde que realizarem o atendimento, de acordo a data de inicio dos sintomas conforme protocolo vigente do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que ao apresentar sintomas, tais como: febre, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e/ou musculares, diarreia, “falta de ar” e outros procure atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação médica e manejo clínico e permaneça em isolamento domiciliar para evitar a disseminação do vírus. As medidas de prevenção como uso de máscara, higiene das mãos, uso de álcool gel e distanciamento social devem ser mantidas.