Conselho Municipal de Política Cultural de Jataí Marca Início de Novas Iniciativas

A primeira reunião da atual formação do Conselho de Cultura é marcada por debates que visam à construção do futuro da cultura local. No dia 28 de fevereiro de 2024, os membros titulares e suplentes da nova composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Jataí – Biênio 2024/2025 -, cujos representantes da sociedade civil foram eleitos durante a 7ª Conferência Municipal de Cultura de Jataí, enquanto os representantes do Poder Público foram indicados pelos respectivos órgãos onde atuam.

Após a oficialização do Conselho, que se deu pelo Decreto nº 001/2024, o atual grupo se reuniu pela primeira vez para discutir os rumos da cultura no Município. O encontro, que aconteceu no Centro Cultural Basileu Toledo França, foi marcado por uma pauta diversificada e pela importante presença dos agentes culturais que representam a classe artística local.

O encontro contou com a presença de quase a totalidade dos conselheiros titulares: Euilma Lima, Wirlene Clara, Rita de Cássia, Emília Beraldo, Fabiene Ribeiro, Kaila Souza, Lucas de Sousa, Marcos Henrique, Ricardo Barbosa, Ley Silva e Adriana Santiago; e de alguns suplentes: Marcus Vinícius, Joscimar Tinoco e Marlene Flauzina.

A reunião foi conduzida pela atual presidente, a conselheira Euilma, que, ao iniciar, deu boas-vindas a todos os integrantes, destacando a importância do engajamento e da participação ativa de todos durante todo o mandato na promoção e desenvolvimento da cultura em Jataí. Em seguida, foram apresentados informes sobre a 4ª Conferência Estadual de Cultura de Goiás e a eleição de delegados para a Conferência Nacional de Cultura, eventos que representam oportunidades históricas para a cidade ampliar sua participação e representatividade no cenário cultural estadual e nacional.

Um dos pontos de destaque da pauta foi a proposta de criação de um cadastro de agentes culturais do Município. A iniciativa visa mapear e fortalecer a atuação dos profissionais e grupos que atuam na área cultural, facilitando o acesso a recursos e oportunidades de fomento, além da quantificação destes agentes e ampliação das redes de contato.

Outro tema importante discutido foi a criação de um calendário cultural para Jataí. A proposta busca organizar e promover eventos culturais ao longo do ano, valorizando a diversidade e a riqueza cultural da cidade, oportunizando a participação massiva dos agentes culturais locais.

A reunião também contou com a participação de Flávio Ferreira, auxiliar administrativo na Secretaria Municipal de Cultura, que apresentou o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) a ser produzido de forma coletiva, por meio de escuta pública, conforme a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O plano delineia as diretrizes para a aplicação de recursos culturais nos próximos cinco anos, visando promover o desenvolvimento cultural, a inclusão social por meio da arte e da cultura e o engajamento das instituições culturais.

Por fim, foi realizada a eleição do presidente e do secretário do Conselho Municipal de Política Cultural de Jataí, cargos essenciais para coordenar e dar continuidade às ações do grupo. O conselheiro Ricardo e a conselheira Euilma disputaram a presidência, sendo esta última a eleita. Para o cargo de secretário, não houve disputa, mas foi eleita a conselheira Wirlene Clara por aclamação.

Com a participação ativa dos membros, a primeira reunião do Conselho Municipal de Política Cultural de Jataí representou um importante passo rumo à construção de uma cidade mais vibrante, criativa e culturalmente rica. O que se espera é que as discussões e decisões tomadas durante o encontro contribuam significativamente para o fortalecimento e a valorização da cultura local.

Acompanhe as ações promovidas pela Secretaria de Cultura em nosso site: www.jatai.go.gov.br/cultura