Cuidados importantes nesta Black Friday

Hoje (25/11), acontece o evento mundial conhecido como Black Friday. Nesta sexta-feira, o comércio, on-line e presencial, dá descontos únicos no ano. Mas é necessário alguns cuidados para não cair em golpes. A Prefeitura Municipal de Jataí, através do PROCON, traz alguns cuidados importantes antes de realizar qualquer compra.

Antes de tudo, é importante fazer uma extensa pesquisa de preços, existem aplicativos e sites que fazem essa comparação, alguns permitem até o cadastramento para acompanhar a variação de preços.

Um cuidado essencial é com o endividamento, não compre apenas por impulso. Você precisa ponderar se realmente precisa do que está pensando em adquirir.

Tenha atenção aos sites e busque sempre avaliações. Além disso, alguns sites possuem um “cadeado” e endereço eletrônico HTTPS, significando que as informações trocadas com o site são criptografadas e seguras, dificultando o acesso de terceiros aos seus dados pessoais.

Nas lojas físicas, os produtos exibidos em vitrines devem apresentar o preço a prazo e à vista. Quanto a prazo, devem mostrar o valor total, número de parcelas, as taxas de juros ao mês e ao ano.

Você sabia que tem direito de arrependimento? Segundo o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas através de catálogo (sem a presença do produto) o consumidor terá até 07 (sete) dias para se arrepender e pedir o cancelamento da compra (dias contados após o recebimento da mercadoria).

É sempre importante se atentar ao prazo de entrega e de troca, de forma antecipada. As empresas têm liberdade para definir suas políticas, desde que respeitem o Código de Defesa do Consumidor.

Saiba mais: A Lei Estadual Nº19.607, de 2017, é uma importante aliada nesse processo, já que ela obriga os fornecedores goianos a informar ao consumidor o histórico de preços de produtos e serviços em promoção referente ao período dos últimos 12 meses, auxiliando no combate ao golpe “metade do dobro”.

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com o Procon Jataí, telefone (64)3632-4133 e WhatsApp (64)3632-4035.