Delegados Culturais de Jataí participaram da 4º Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Os delegados eleitos na 7ª Conferência Municipal de Cultura de Jataí, em 27 de outubro de 2023, Adriana Santiago, Aires de Oliveira e Rozerley de Nazaré, todos da sociedade civil, representaram a classe cultural jataiense na Conferência Estadual de Cultura de Goiás, conquistando posições como delegados na então 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC), um marco histórico para a cidade no cenário cultural estadual e nacional.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª CNC, que ocorreu de 4 a 8 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, reuniu mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais com ampla participação da sociedade.
Entre os delegados eleitos, destaca-se Adriana Santiago, uma ativista cultural representante da cultura afro-brasileira no município e uma das delegadas de Jataí, que compartilhou sua experiência no evento: “Foi uma oportunidade incrível para discutir políticas culturais e sentir a força da cultura afro-descendente reunida em um só lugar. A diversidade de ideias, a energia e a troca de conhecimento dos participantes foram inspiradoras. Tenho certeza de que essa conferência deixará um legado importante para o desenvolvimento cultural do nosso país.”

Ainda assim, Aires de Oliveira, artista local, líder comunitário, coordenador de Arte e Cultura da Universidade Federal de Jataí, ativista cultural e defensor dos direitos culturais, participou do evento e ressaltou a importância da participação social na definição das políticas culturais do país. “Foi um privilégio representar nossa cidade em um evento tão significativo. A cultura é um direito de todos e devemos lutar para garantir sua valorização e acesso democrático”, afirmou Aires.

Outro delegado de destaque foi Ley Silva, artista local conhecido por seu trabalho na promoção e difusão das artes plásticas em Jataí. Ele enfatizou a necessidade de políticas públicas que promovam a diversidade e o respeito às tradições locais. “Nossa cidade tem uma rica diversidade cultural que precisa ser reconhecida e valorizada. Estou comprometido em defender esses valores na Conferência Nacional”, declarou Ley.
A programação da 4ª Conferência Nacional de Cultura incluiu uma variedade de atividades, desde encontros setoriais e plenárias até lançamentos de livros e apresentações artísticas. Os delegados tiveram a responsabilidade de definir propostas prioritárias que contribuíssem para o fortalecimento da cultura em todas as esferas da sociedade.

Além dos delegados, a Conferência contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Política Cultural e da sociedade civil, totalizando mais de 800 participantes. Também foram disponibilizadas cerca de 300 vagas para observadores, que puderam acompanhar os debates e contribuir para as discussões.

A 4ª CNC foi promovida pelo Ministério da Cultura e pelo Conselho Nacional de Política Cultural, com o apoio de instituições como a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil.

Para mais informações sobre a Conferência Nacional de Cultura, acesse o site oficial do evento.
Acompanhe as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Jataí em nosso site: www.jatai.go.gov.br/cultura