Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar realiza cursos de capacitação voltados para servidores municipais

A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação e da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar – DHAE, está promovendo durante o mês de agosto uma série de cursos de capacitação voltados aos servidores da Secretaria.

O primeiro curso de capacitação abrangeu os Secretários e Auxiliares de Secretaria das Instituições de Ensino da Rede Municipal e Instituições de Ensino Filantrópicas. A segunda etapa da formação está programada para os dias 28 e 29 de agosto e será direcionada aos Agentes de Higiene e Alimentação Escolar.

A capacitação contou com a presença da Diretora de Higiene e Alimentação Escolar, Professora Lúcia Helena, bem como da Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Professora Leia Soares. Gestores, secretários e auxiliares de secretaria das Instituições de Ensino também participaram do evento.

O curso foi ministrado pelo coordenador de suprimentos e supervisor administrativo da DHAE, Professor Jean Carlos A. Diniz. O objetivo principal foi introduzir o novo modelo do Mapa da Alimentação Escolar, um documento crucial para a prestação de contas das Instituições de Ensino. Esse documento possibilita o controle eficiente da entrada e saída de estoque de alimentos, fornece informações sobre cardápios, controle de estoque, licitações em andamento e as preparações diárias da Alimentação Escolar.

Vale destacar que em 2022, após assessoria do CECANE-UFG, o modelo de planilha utilizado no controle de dados e prestações de contas da Alimentação Escolar do Município de Jataí foi reconhecido como um padrão pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás – CECANE-UFG. Esse reconhecimento atestou a qualidade do controle, respeitando todos os critérios da legislação, sendo inclusive solicitada a autorização para disponibilização desse modelo a outros municípios.

Além disso, em parceria com o curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Jataí (UFJ) enriquecerá a capacitação com palestras do projeto AEC – Noções de higiene na manipulação e acondicionamento de alimentos oferecidos na merenda escolar da rede pública do município de Jataí/GO.

A Prefeitura de Jataí reafirma seu compromisso com a excelência na gestão da alimentação escolar e na capacitação de seus servidores para o aprimoramento contínuo do serviço oferecido às crianças e jovens da comunidade.