Educação para o Trânsito: Projeto Educar PRF promove Conscientização para Alunos do Ensino Fundamental

302

Na última quarta-feira (18/10) o Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia foi palco do encerramento do projeto Educar PRF, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu alunos do Jardim I ao 5° ano do ensino fundamental de sete escolas participantes, em prol da educação para o trânsito.

Participaram as escolas municipais: Professor João Justino de Oliveira (Caic), Clobertino Naves, Irmã Scheilla, Zilah Amorim, Romualda de Barros, Nilo Lottici e o Instituto Presbiteriano Samuel Graham (IPSG). O projeto Educar PRF se destina ao desenvolvimento de atividades pedagógicas voltadas para a educação no trânsito, visando formar cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuar como agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro.

O objetivo central do projeto é incluir transversalmente a temática do trânsito na rotina escolar, conscientizando crianças, adolescentes, professores, colaboradores, famílias e a comunidade do entorno sobre a importância das normas de trânsito, circulação e conduta harmoniosa.

O projeto teve início em 2016 com quatro escolas e, ao longo dos anos, cresceu para atender sete escolas, incluindo instituições municipais, particulares, urbanas e rurais. Durante a pandemia, o projeto sofreu uma pausa temporária, mas em 2023, a temática da educação para o trânsito está sendo desenvolvida desde maio, com a fase II ocorrendo em setembro.

A fase II, que aconteceu ontem, foi aberta ao público, permitindo que os familiares dos alunos acompanhassem as apresentações das escolas. Os participantes apresentaram uma ampla variedade de trabalhos, incluindo maquetes, cartazes, jogos, danças, músicas e teatro. No primeiro semestre, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve nas escolas realizando a sensibilização e, em seguida, abordando o tema do trânsito por meio de atividades lúdicas, danças, músicas e diversos materiais pedagógicos.

A educação para o trânsito desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais segura e responsável, e o projeto demonstra o compromisso em investir na formação de cidadãos conscientes e éticos desde a tenra idade.