Fiscais da Vigilância Sanitária e de Postura orientam o comércio sobre o novo Decreto

Texto: Larissa Soares Silva

1764

Na noite desta última terça-feira (28/01), a Prefeitura de Jataí, através da Vigilância Sanitária e do Departamento Técnico, visitou vários comércios do ramo de bebidas para orientar quanto ao novo Decreto Estadual que foi adotado pelo município que trata sobre o consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo a partir das 22h.

Nesse primeiro dia o trabalho foi apenas de orientação, os fiscais conversaram com os empresários e explicaram os motivos que levaram o município a adotar o Decreto Estadual que foram: 100% de lotação dos leitos de UTIs de Jataí, e o aumento significativo do número de casos de Covid-19.

Vale lembrar que o Decreto anterior nº. 3.867, de 03 de novembro de 2020, que disciplinava a flexibilização do comércio local no seu artigo 7º, trata sobre as regras de funcionamento de restaurantes, pit-dogs, espetinhos, pizzaria, restaurantes e bares, que ainda estão em vigor. Os locais devem respeitar a lotação de apenas 50% da capacidade, distanciamento de 1,5 metro e no máximo 6 pessoas por mesa. Outras medidas sanitárias para evitar a propagação do Coronavírus estão descritas no Decreto.

É importante lembrar que a pandemia ainda não passou, e que temos que ajudar no combate, com uso de máscara, álcool em gel e evitando aglomerações.

Ontem quarta (27) a fiscalização foi educativa, hoje quinta (28) os estabelecimentos que forem flagrados não cumprindo as normas sofreram as consequências conforme descritas nos decretos de enfretamento da Covid-19.