Governo Federal autoriza licitação para construção do novo aeroporto regional em Jataí

Na última quarta-feira (13/04), o diretor de investimentos e Infraestrutura Aeronáutica da SAC, Eduardo Henn Bernardi e o diretor de Investimentos em Aeroportos Regionais (DIAR/SAC), Márcio Maffili Fernandes, ligaram para o Prefeito de Jataí, Humberto Machado, comunicando a autorização para a licitação do novo aeroporto regional em Jataí.
A licitação contempla, nesta primeira etapa, a construção do sistema de pista de pouso, decolagem e taxiamento, pátio de estacionamento das aeronaves, vias de serviços, drenagem, cerca operacional e patrimonial, entre outros, sendo o valor estimado em mais de R$46,5 milhões de reais. A nova infraestrutura permitirá a operação regular de aeronaves a jato.
O projeto de engenharia do novo aeroporto regional, elaborado pela Prefeitura de Jataí, passou por várias análises da SAC, e foi aprovado agora para licitação.
Uma reunião entre a Secretaria Municipal de Obras e o Superintendente de Licitação da Prefeitura, estabeleceu que está primeira etapa da licitação será concluída até 30 de junho, após a contratação da empresa vencedora, a previsão é que as obras sejam executadas em 15 meses. Outra fase do projeto que aguarda aprovação, contempla a construção de um terminal de passageiros. As adequações necessárias serão realizadas pela Prefeitura de Jataí, que espera ter um aeroporto conforme as normas internacionais.
Incluindo a área de construção e as obras, o investimento total no novo aeroporto será de aproximadamente R$100 milhões.
Essa construção trata-se de uma obra estratégica, visto que Jataí é um importante polo do agronegócio, sendo o maior produtor de grãos do estado, com uma produção de 1,260 milhão de toneladas de soja e 1,840 milhão de toneladas de milho e também um grande produtor de etanol de Goiás. A cidade é um importante polo universitário, tendo a sua própria universidade federal, a UFJ, e outras importantes instituições de ensino, como o Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), UNA e CESUT, entre outras, ofertando cerca de 40 cursos para a população. Jataí também é um importante polo do turismo, que além de possuir um grande hotel com águas termais em breve irá receber também investimentos em hotelaria do SESC/GO.
Além de linhas aéreas, o novo aeroporto deverá proporcionar voos Charter e também a instalação de empresas do ramo de revenda e manutenção de aeronaves.