INFORME EPIDEMIOLÓGICO N° 08 MONKEYPOX (Varíola dos Macacos) de 04/11/2022

1371

A Prefeitura de Jataí por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde informa que até a presente data, foram notificados no município, 54 casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos). Destes, 08 casos foram confirmados, 43 foram descartados e 03 suspeitos aguardam resultados de exames.

Dos pacientes confirmados, 08 receberam alta por cura e não houve necessidade de hospitalização de nenhum paciente até o momento.

Os 03 pacientes suspeitos estão em isolamento domiciliar e continuam sendo monitorados pela vigilância epidemiológica.

A Vigilância em Saúde alerta que, Monkeypox é uma doença transmitida por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas.

Os principais sinais e sintomas da Monkeypox são: lesões na pele (únicas ou múltiplas) inchaço dos gânglios (íngua), dor de cabeça, calafrios e exaustão. Na apresentação destes sinais e sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

A recomendação permanece para que a população mantenha hábitos como lavar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados, especialmente pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e portadores de quadros de imunodeficiência