INFORME EPIDEMIOLÓGICO N° 06 MONKEYPOX (Varíola dos Macacos) de 20/09/2022

281

A Prefeitura de Jataí por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde informa que até a presente data, foram notificados no município, 41 casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos).  Destes, 08 casos foram confirmados, 27 descartados e 06 casos suspeitos aguardam resultados de exames laboratoriais.

Dos pacientes confirmados, 02 receberam alta por cura e 06 permanecem em isolamento domiciliar, assim como os demais casos suspeitos. Não houve necessidade de hospitalização de nenhum paciente até o momento. Os mesmos continuam sendo monitorados pela vigilância epidemiológica.

A Vigilância em Saúde alerta que, Monkeypox é uma doença transmitida por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas.

Os principais sinais e sintomas da Monkeypox são: lesões na pele (únicas ou múltiplas) inchaço dos gânglios (íngua), dor de cabeça, calafrios e exaustão. Na apresentação destes sinais e sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

A recomendação permanece para que a população mantenha hábitos como lavar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados, especialmente pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e portadores de quadros de imunodeficiência.