Iniciada a construção da Reserva Técnica do Museu Histórico de Jataí

111

A prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Obras, deu início à construção da reserva técnica no Museu Histórico Francisco Honorário de Campos.

A reserva técnica, com um investimento de R$ 984.367,25 (novecentos e oitenta e quatro mil, trezentos e sessenta e sete reais e vinte e cinco centavos) terá espaço para armazenar material arqueológico histórico, especialmente aquele encontrado durante construções de ferrovias, prédios e usinas. Será um ambiente com rígido controle de climatização e constante higienização para garantir a preservação dos itens armazenados.

A obra consiste em uma estrutura onde será armazenada parte do patrimônio histórico do museu. A obra está em estágio inicial, com a demolição da estrutura existente já concluída (não toda, pois uma parte será reformada). Agora serão iniciados os serviços de aterramento e muro de arrimo.

Será um espaço dedicado à pesquisa e estudo, aberto não apenas à nossa universidade, mas também a outras instituições interessadas em pesquisa arqueológica e histórica.

Com a implementação da reserva técnica, o Museu Municipal de Jataí se tornará um dos mais importantes do estado de Goiás, ficando em segundo lugar em termos de espaço para material arqueológico, perdendo apenas para o museu da UFJ em Goiânia. Esta será a segunda reserva técnica do estado de Goiás e a única localizada no interior do estado. Esta iniciativa contribuirá significativamente para o conhecimento e preservação do patrimônio histórico e arqueológico do nosso país.