Jataí 128 anos: Prefeitura inaugura CAPS AD III – Dr. Wanderley Leles Martins

A Prefeitura de Jataí inaugurou na manhã desta quinta-feira (01/06) o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), a unidade é voltada para acolher e tratar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus familiares que sofrem com os efeitos prejudiciais do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas. A unidade leva o nome do médico psiquiatra Dr. Wanderley Leles Martins.

A solenidade contou com a presença do Prefeito de Jataí, Humberto Machado, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Gilvana Machado, do vice-prefeito Geneilton, do presidente da câmara, Abimael Silva e demais vereadores, do secretário de saúde, Dr Amilton Fernandes do Prado, do Secretário de Obras, Tales Augusto Machado, demais secretários e superintendentes, além da comunidade local, e familiares do homenageado.

Com uma área total de construção de 913,00 m², o CAPS AD III foi projetado para oferecer uma ampla gama de serviços e instalações. Entre as principais áreas, destacam-se uma sala de recepção/espera, dois lavabos, três salas de atendimento individualizado, cinco banheiros/vestiários, três áreas de convivência externa/interna, uma sala de administração, um refeitório, quatro quartos coletivos (masculino/feminino), uma sala de reunião, uma sala de medicação, duas salas de plantões (masculino e feminino) e doze outras salas destinadas ao funcionamento adequado do CAPS, como casa de gás, abrigo de lixo temporário, DML, cozinha e refeitório.

O investimento total para a construção e equipamento do CAPS AD III é de R$ 1.721.536,94. Essa quantia é composta por uma contrapartida do Fundo Municipal de Saúde de Jataí, juntamente com um repasse do Ministério da Saúde – Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde Mental (SISMOB).

O CAPS leva o nome do médico psiquiatra Dr. Wanderley Leles Martins, nascido em 20 de agosto de 1949 em Quirinópolis-GO, foi um médico renomado e dedicado. Após se mudar para Jataí em 1957, formou-se em medicina em 1977 e especializou-se em psiquiatria. Por 27 anos, atuou como diretor clínico do Centro de Saúde Mental e teve um papel importante em diversos departamentos municipais. Ele também foi um dos fundadores da Fundação Amor Exigente, em Jataí.

Dr. Wanderley era conhecido por sua humanidade e dedicação em ajudar os outros. Seu profissionalismo, perseverança e honestidade eram exemplos a serem seguidos. Durante sua carreira de 40 anos, ministrou mais de 1.000 palestras sobre psiquiatria. Ele foi eleito delegado por Goiás para a 12ª Conferência Nacional de Saúde Mental, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1987.

Em reconhecimento aos seus serviços em Jataí, Dr. Wanderley Leles Martins recebeu o título de cidadão jataiense em março de 2015. Infelizmente, ele faleceu em 8 de junho de 2017, durante uma cirurgia em Goiânia. Sua partida deixou um legado de contribuições para a saúde mental e o desenvolvimento da comunidade.