Jataí 128 anos: Prefeitura inaugura praças João Luiz do Prado e Professor Arioldo Rocha

A prefeitura de Jataí inaugurou na noite desta quarta-feira (24/05) as praças João Luiz do Prado e professor Arioldo Rocha, fazendo parte das comemorações dos 128 anos da cidade. Participaram da solenidade o prefeito de Jataí, Humberto Machado, o vice-prefeito, Geneilton Assis, o presidente da Câmara Abimael Silva, os vereadores Adilson Carvalho, Alessandra do Adote, Marina Silveira, Genilson Santos, Deuzair Parente, Durval Júnior, e Marcos Patrick, além de secretários e superintendentes da gestão, os familiares dos homenageados e a comunidade local.

A Praça João Luiz do Prado fica no setor Nossa Senhora de Fátima e tem uma área de 5.544,43 m². A praça conta com calçadas acessíveis, bancos, lixeiras, academia ao ar livre, quadra de esportes, playground e postes com iluminação de LED.

O valor total da obra é de R$ 538.035,90 (Quinhentos e trinta e oito mil, trinta e cinco reais e noventa centavos) sendo R$ 200.000,00 de uma emenda parlamentar impositiva do ex-deputado Alysson Lima, e R$ 338.035,90 de recursos municipais.

O homenageado João Luiz do Prado, nascido em 18/02/1952, é lembrado por sua honestidade, senso de justiça e preocupação em ajudar o próximo. Durante seus 70 anos de vida, teve atuação significativa junto aos segmentos sociais, especialmente no Núcleo do Câncer de Jataí, organizando o tradicional leilão de gado anualmente. Ele colaborou com paróquias locais, a Creche João XXIII, o Mosteiro Monte Sião e a implantação do setor de Oncologia do Hospital Padre Tiago. Além disso, foi presidente do clube de leões e atuou em defesa dos produtores rurais, participando da diretoria do Sindicato Rural e da FAEG, além de organizar excursões para atualização de conhecimento e novas tecnologias. Ele também organizou vários eventos voltados para a comunidade.

Já a Praça Professor Arioldo Rocha fica no residencial Mauro Bento, e foi executada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Procuradoria da República, que destinou o valor de uma multa que uma empresa de construção civil aqui do município recebeu, por crime ambiental. O valor destinado foi de R$55 mil reais, o custo total da obra foi de R$ 113.000,00 (Cento e treze mil reais) com uma contrapartida de R$ 58 mil reais, recursos municipais. A praça conta com playground de areia, terá academia ao ar livre, bancos, iluminação e passeio para caminhada.

O homenageado Arioldo Alves da Rocha nasceu em Jataí em 27 de julho de 1939 e foi pai de cinco filhos. Ele teve várias profissões e papéis na comunidade de Jataí, incluindo professor, advogado, presidente do Conselho Municipal do Idoso, fundador do grupo de escoteiros, juiz de futebol, radialista, funcionário dos Correios e Telégrafos, e historiador. Ele também era muito religioso e ministrava cursos de batismo, encontro de casais e de jovens, além de ter sido coordenador da primeira Via Sacra da cidade.

O cronograma de inaugurações continua na próxima sexta-feira (26/05) com a inauguração das praças bispo Sebastião Neto, Manoel Abrão, e José Humberto de Queiroz, nos bairros Jardim Floresta, Residencial das Brisas, e Setor Serra Azul, respectivamente.