Jataí em Destaque: Profissionais da Prefeitura Aprimoram Conhecimento no Maior Evento Nacional em Contratos Administrativos

45

A equipe da Superintendência de Licitações e Contratos da Prefeitura de Jataí participou da 12ª edição do Contratos Week: Semana Nacional de Estudos Avançados em Contratos Administrativos. O evento, reconhecido como o maior do país na área, aconteceu entre os dias 9 e 13 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná, reunindo agentes públicos de todo o Brasil envolvidos na gestão e fiscalização de contratos administrativos.

Representaram a Prefeitura de Jataí o Superintendente de Licitações e Contratos, Antonio Manetta, a Diretora de Contratos, Paula Morgana, e as Gerentes Vitória Milhomem e Maria Fernanda Vilela.

Durante a capacitação, grandes nomes da área – como Abimael Torcate, Christianne Stroppa, Joel Niebühr, Karine Machado, Lindineide Cardoso, Paulo Alves, Paulo Reis, Rafael Zagatto, Thiago Zagatto e Viviane Mafissoni – compartilharam experiências e práticas inovadoras. O objetivo foi fortalecer as contratações públicas e elevar a qualidade dos serviços entregues à população jataiense.

O primeiro dia marcou a abertura do Contratos Week com Rudimar Reis, presidente da Negócios Públicos, e uma palestra de destaque com Gustavo Tato sobre “Revolucionando a fiscalização de contratos com o uso da Inteligência Artificial: desafios e possibilidades”.

Já o segundo dia foi repleto de palestras de altíssimo nível e reflexões fundamentais para a evolução da gestão pública:

* Christianne Stroppa trouxe inovações e insights sobre contratos de facilities e built to suit, apresentando caminhos eficientes para contratações na administração pública e em estatais.

* Viviane Mafissoni abordou a centralização de compras na prática, com estratégias valiosas para a gestão de contratos e atas.

* Paulo Alves levantou reflexões provocativas com o tema “ESG e Governança: estamos diante de uma nova era ou apenas de mais do mesmo?”.

* Lindineide Cardoso apresentou uma abordagem crítica e necessária sobre as garantias trabalhistas nos contratos administrativos, questionando o papel do Estado e possíveis excessos de paternalismo.

No terceiro dia, ocorreram oficinas práticas com temas atuais como planejamento da contratação de serviços continuados, sistema de registro de preço e processo sancionatório. O objetivo foi trazer maior segurança para as execuções contratuais, contando com a participação dos maiores nomes do país em contratos administrativos.

O quarto dia contou com grandes palestras e um talk show:

* Abimael Torcate abordou o uso da Inteligência Artificial nos contratos administrativos, destacando inovações para obtenção de bons resultados.

* Paulo Reis discutiu os contratos de eficiência e o paradoxo “lucro-incompetência”, provocando reflexões importantes.

* Um Talk Show debateu os desafios da Assessoria Jurídica, Auditoria e Gestão de Contratos.

* Karine Machado encerrou o dia com a palestra “O novo direito administrativo e a supremacia do interesse público”.

No último dia, os participantes tiveram uma verdadeira aula com o professor Joel Niebuhr em dose dupla, abordando temas desafiadores e indispensáveis para quem atua com contratos administrativos:

* “Contratação de startups: Boa alternativa ou mais um problema a ser enfrentado?”

* “Domínios temporais das normas contratuais da Lei nº 14.133/2021.”

Com foco em uma abordagem sistêmica, o evento buscou integrar todas as etapas do ciclo de contratação e reforçar o papel do agente público como gestor estratégico, preparando-os para lidar com os desafios da administração contemporânea. Para a equipe de Jataí, investir em conhecimento é investir em uma gestão pública mais eficiente, transparente e comprometida com o cidadão.

Jataí, Desenvolvimento e Coração
Comunicação PMJ