MEI: Mudança na emissão de NFS-e passa a vigorar a partir de 1º de Setembro

A partir do dia 1º de setembro, os Microempreendedores Individuais (MEIs) passarão a emitir suas notas fiscais eletrônicas através do Emissor Nacional (www.nfse.gov.br/EmissorNacional/). A partir dessa data, não será mais possível para esta categoria utilizar o Sistema de Nota Fiscal Eletrônica da Prefeitura. Essa medida decorre de uma determinação federal, visando padronizar a emissão desse tipo de documento.

A mudança na emissão das notas foi estabelecida pela Resolução CGSN nº 169, de 27 de julho de 2022. Dentre as principais alterações, destaca-se a padronização da emissão do documento fiscal de serviços do MEI com validade nacional.

Em Jataí, aproximadamente 9 mil MEIs formalizados e em atividade, abrangendo diversos portes e segmentos, passarão a utilizar o sistema nacional. A obrigatoriedade recai sobre os prestadores de serviços não sujeitos à incidência de ICMS.

A Receita Federal realizou atualizações no emissor, permitindo agora que o responsável legal por um CNPJ MEI faça o login por meio da integração com a plataforma GOV.BR, possibilitando a emissão das NFS-e sem a necessidade de criação de senha mediante preenchimento de formulário. Adicionalmente à plataforma web, as notas também poderão ser emitidas por meio de um aplicativo para dispositivos móveis.

Em caso de dúvidas, a Prefeitura disponibiliza a Sala do Empreendedor, cujo horário de atendimento é das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, localizada na Rua José Manoel Vilela, número 483, no Centro, ao lado da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de nossa região). Atualmente, também estão disponíveis atendimentos via WhatsApp pelo número (64) 3632-4028.