MEMORIAL JK

1488

A idéia da criação do Memorial JK de Jataí está associada ao projeto de transferência da Capital Federal para o Planalto Central, pois foi aqui, em Jataí, no dia 04 de abril de 1955, que Juscelino Kubitschek assumiu o compromisso de criar a nova capital federal do Brasil, diante de uma pergunta do jataiense, Antônio Soares Neto, o “Toniquinho JK”.

O Memorial JK, inaugurado em 12 de setembro de 2003, com a presença da neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, é um dos pontos turísticos, que tem atraído visitantes, estudantes, pesquisadores de todas as regiões do Brasil e do mundo.

O prédio, construído no governo de Humberto Machado, tem uma arquitetura moderna e fica em uma grande área, em meio ao parque ecológico JK e à margem do lago com uma roda d’ água em destaque. Esse espaço de singular beleza tornou-se para nossa cidade um dos locais preferidos para caminhadas esportivas e momentos de lazer das famílias.
O Memorial JK possui um rico acervo sobre a história de Juscelino Kubitschek e como começou, em Jataí, o compromisso do Presidente em mudar a capital federal para o Planalto Central do Brasil.

Horários de atendimento: segunda a sexta – 8h às 17horas
Sábado – 8h às 11horas
Contato: (64) 3632-4137