Mobilização para cadastro de projetos pela Lei Aldir Blanc

A Secretaria Estadual da Retomada prestou uma assistência especial aos artistas, vindo a Jataí e orientando os profissionais da Cultura e os interessados em participar do concurso de premiação da Lei Aldir Blanc. Foi um verdadeiro mutirão em prol dos artistas jataienses.
A possibilidade de concorrer ao prêmio do concurso da Lei Aldir Blanc pelo estado de Goiás movimentou a Secretaria Municipal de Cultura e, em especial, a Casa do Artesão, nesses últimos dias, especialmente na área do artesanato.
O número de artesãos e de trabalhadores com arte popular foi surpreendente. Pessoas que já trabalhavam há muito tempo com algum tipo de arte procuraram a equipe da Secretaria de Cultura para auxiliá-las na inscrição do concurso. Aproveitando a oportunidade, foram feitas também as inscrições para o cadastro da Carteira do Artesão.
As propostas seguirão agora para análise da documentação inicial e, após prazo de recurso da 1ª etapa, para a curadoria dos projetos. O segmento cultural goiano terá acesso a quase R$47 milhões, com cerca de 2.500 projetos contemplados.
A Secretaria Municipal de Cultura está na expectativa de que muitos dos projetos que estão concorrendo sejam aprovados. O resultado final de tudo isso será muito importante para nosso município.
Continuamos reafirmando nosso pedido aos artesãos, que ainda não fizeram a Carteirinha do Artesão, para que venham à Secretaria preencher o formulário para o cadastramento.

• Demonstre o papel do vidro no avanço da civilização ao longo da história registrada.
  • Organize festivais internacionais de arte e ciência do vidro, com workshops para entusiasmar e informar o público sobre esta rica história e destacar as ligações entre o vidro, a arte e a cultura.
  • Estimular a pesquisa sobre o vidro entre organizações na educação, indústria, pesquisa e domínio público, incluindo museus, para enfrentar os grandes desafios que o mundo enfrenta: alcançar um crescimento sustentável e equitativo e melhorar a qualidade de vida em todos os lugares.
  • Construir alianças mundiais com foco em ciência e engenharia para os jovens, enquanto aborda o equilíbrio de gênero e as necessidades dos países em desenvolvimento / economias emergentes.

O objetivo é informar 9 bilhões de pessoas sobre o valor do vidro como um artefato e dar-lhes uma compreensão mais completa de sua rica história, sua fabricação, suas muitas aplicações, sua importância na economia de energia e sua reciclabilidade.