O presidente Biden quer que metade dos carros vendidos nos EUA até 2030 sejam veículos com emissão zero, diz a Casa Branca. Conseguir isso reduziria as emissões de carbono e ajudaria os EUA a competir com a China, disse um comunicado. O transporte foi responsável por 29% das emissões dos EUA em 2019. As vendas de veículos com emissão zero nos EUA estão atrás das vendas da Europa e China.

As três maiores montadoras dos Estados Unidos saudaram a meta, embora não seja juridicamente vinculativa. O mundo já aqueceu cerca de 1,2 ° C desde o início da era industrial e as temperaturas continuarão subindo, a menos que os governos ao redor do mundo façam cortes drásticos nas emissões.

Sob o presidente Trump, os EUA afrouxaram muitas regulamentações ambientais e proteções climáticas. Biden agora está trabalhando para convencer o mundo de que os EUA levam a sério o combate às mudanças climáticas. Em resposta ao anúncio de Biden, a Ford, a General Motors e a Stellantis expressaram sua “aspiração compartilhada” de 40-50% das vendas de veículos elétricos, incluindo bateria elétrica, célula de combustível e veículos híbridos plug-in até 2030.

Um dos maiores sindicatos da América, o United Auto Workers (UAW), apóia a iniciativa, enquanto as montadoras europeias e japonesas BMW, Honda, Volkswagen e Volvo a aplaudem. Apenas cerca de 2% das vendas de carros nos EUA no ano passado foram de veículos elétricos, em comparação com cerca de 10% na Europa, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Muitos dos veículos elétricos vendidos nos Estados Unidos são Teslas, com a empresa relatando lucros crescentes no mês passado.

A decisão de Biden não vai tão longe quanto o estado americano da Califórnia, que exige que até 2035 todos os carros novos vendidos sejam veículos com emissão zero. Os carros produzem mais da metade de todas as emissões de carbono do estado. A China pretende que 20% dos carros vendidos em 2025 tenham emissões zero, aumentando para metade até 2035. A UE, entretanto, propôs limites que acabariam efetivamente com as novas vendas de veículos a gasolina e diesel até 2035.

A Casa Branca disse que Biden também planeja endurecer o consumo de combustível e os regulamentos de emissões, mas não deu detalhes. As regras atuais introduzidas pela administração Trump exigem que as montadoras melhorem a eficiência de combustível de seus veículos em 1,5% entre 2021 e 2026. A administração Obama anterior havia exigido uma melhoria de 5% na eficiência de combustível.

 

  • Esta notícia tem como fonte o site da BBC News, caso você queira ler a publicação original clique aqui.