Muito prazer, sou Jataí! Memorial JK

Texto: Emília Tereza - Secretária de Cultura
Fotos: Marlene

4019

Jataí está se preparando para comemorar 126 anos de história. Ao longo desses anos, nessa terra vermelha do sudoeste goiano, homens e mulheres trabalharam pelo progresso e desenvolvimento dessa cidade. Foram etapas difíceis vencidas com o suor dos jataiense e de muitos irmãos que vieram de longe e compartilharam o trabalho e a luta por dias melhores. De casas antigas às modernas construções; de ruas esburacadas, poeirentas às avenidas asfaltadas, sinalizadas; de pequenos armazéns ao comércio bem estruturado; de pequenas lavouras às plantações com tecnologias avançadas.

A transformação foi sendo construída e desejada por sua população, feita de gente trabalhadora, hospitaleira, incansável na batalha. Jataí é hoje uma nova cidade da qual seus habitantes têm muito orgulho.

Há problemas, com certeza, mas nada que seja maior do que a dedicação de seu povo em ver Jataí se transformando na melhor cidade do interior de Goiás.

Um dos pontos turísticos, que muito tem atraído visitantes, estudantes, pesquisadores de todas as regiões do Brasil e do mundo é o Memorial Juscelino Kubitschek – Memorial JK – inaugurado em 12 de setembro de 2003, com a presença da neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

O prédio, construído no governo de Humberto Machado, tem uma arquitetura moderna e fica em uma grande área, em meio ao parque ecológico JK e à margem do lago com uma roda d’ água em destaque. Esse local de singular beleza tornou-se para nossa cidade um dos locais preferidos para caminhadas esportivas e momentos de lazer das famílias.

O Memorial JK possui um rico acervo sobre a história de Juscelino Kubitschek e como começou em Jataí o compromisso do Presidente em mudar a capital federal para o Planalto Central do Brasil.