Muito prazer, sou Jataí! Museu de Arte Contemporânea – MAC

Texto: Emília Tereza - Secretária de Cultura
Fotos: Marlene

O Museu de Arte Contemporânea é uma construção de estilo colonial com influência libanesa. Foi construído em 1893 e pertencia à família de Alexandre Gabriel Alfaix. Nesse prédio já funcionou uma loja, uma escola (1958) e um restaurante.

Foi doado à Prefeitura Municipal em 1995, para ser transformado em um espaço cultural e, no dia 15 de maio do mesmo ano, foi instituído o Museu de Arte Contemporânea. O MAC é cadastrado junto ao Sistema Nacional de Museus e participa de eventos promovidos pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

Durante todo o ano há edital para artistas de todo Brasil participarem de exposições temporárias. Além dessas, acontecem, anualmente no MAC:

• Salão Nacional de Arte – 18ª edição;
  • Exposição de artistas jataienses – início em maio (mês do aniversário da cidade);
  • Exposição do acervo doado pelos artistas de Jataí e de outras regiões do país;
  • Projeto ‘Criança faz arte’ – durante todo o ano.

O acervo do Museu é composto por pinturas, esculturas, objetos, fotografias, gravuras, desenhos, instalações e vídeos.

Neste mês, está acontecendo a exposição dos artistas de Jataí. O Museu de Arte Contemporânea fica aberto para visitação de terça-feira a sábado. Telefone para contato: 3632-4048 ou 9 8437-4175.