Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos

Texto: Emília Tereza - Secretária de Cultura

3687

Em maio de 2021, o Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos completa 27 anos de existência em um contexto desafiador de Pandemia de Covid-19. Em comemoração a esta data, o Museu Histórico vem a público divulgar uma programação online e presencial que envolve produções realizadas a partir do financiamento oferecido pela Lei de Emergência Cultural Municipal e Estadual Aldir Blanc.

Programação:

1) Recebimento de um portfólio de bordados, cuja proponente é a senhora Sílvia Assis Jacinto que auxiliada pela artista plástica Morena Lima mobilizaram as bordadeiras de Jataí para a confecção desse trabalho. O catálogo com os bordados integrará o acervo do Museu Histórico de Jataí;

2) Divulgação de audiovisual sobre os Processos de Trabalho da Tecelagem Manual em Jataí, cuja proponente é a ex-diretora do Museu Histórico, Enimar Maria do Carmo, com a participação das trabalhadoras tecelãs que constroem o Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras de Jataí. Os quatro vídeos produzidos estão publicados no IGTV do Instagram do Museu Histórico.

Abaixo seguem os links para visualização dos vídeos dessa produção:

Episódio 1:

https://www.instagram.com/tv/CNlAA0njbCa/?utm_source=ig_web_copy_link

Episódio 2:

https://www.instagram.com/tv/CN5TWdtjZ17/?utm_source=ig_web_copy_link

Episódio 3:

https://www.instagram.com/tv/COTcyq4jlX2/?utm_source=ig_web_copy_link

Episódio 4:

https://www.instagram.com/tv/COsQVUfj8l7/?utm_source=ig_web_copy_link

3) Lançamento do podcast “MuseonCast”, no Spotify, produzido por Aline Teles Barbosa. O primeiro episódio, Patrimônio Histórico Cultural e o Museu Histórico de Jataí, já está no ar através do link abaixo:

https://open.spotify.com/episode/0cMWzEudUc1TuKpsVTo5rm?si=897dJRlaQFymhw-hN40q0Q&utm_source=whatsapp&dl_branch=1

O cronograma dos próximos episódios está assim organizado:

22/05 –  Exposição Clube 13 de Maio e os Negros e Negras na História de Jataí.

26/05 – Tecelagem e o Museu Histórico de Jataí.

31/05 – Arqueologia e o Museu Histórico de Jataí.

Tão logo concluídos, divulgaremos os links para que a comunidade possa conferir.

4) Lançamento do vídeo Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos –  27 anos produzido por Jéssica Marques da Costa, a fim de publicizar informações sobre o funcionamento interno do Museu Histórico de Jataí.

O vídeo de comemoração dos 27 anos do Museu Histórico de Jataí publicado no IGTV do instagram do Museu também pode ser acessado através do link abaixo:

https://www.instagram.com/tv/CPBELpvD7z9/?utm_source=ig_web_copy_link

5) Finalizando nossas ações para esta ocasião, no dia 28 de maio entrará em cartaz a exposição de curta duração: Sensibilidades e Práticas no cotidiano agrário-urbano da região de Jataí, cujo objetivo é refletir sobre relações de poder e práticas sociais construídas enquanto da utilização dos objetos à mostra na exposição.

Ressaltamos que o Museu está atendendo o público em pequenos grupos de, no máximo, seis pessoas por vez. O uso da máscara é obrigatório e disponibilizamos álcool gel para uso dos visitantes em diversos pontos do Museu.