NOTA DE PESAR | Maria Eloá de Souza Lima

A Prefeitura de Jataí comunica com pesar o falecimento de Maria Eloá de Souza Lima ocorrido nesta quinta-feira (16/11).

Maria Eloá, uma figura extraordinária que deixou um legado marcante na história educacional e literária de Jataí e do estado de Goiás. Aos 100 anos de idade, Maria Eloá foi reconhecida como cidadã benemérita de Jataí em uma sessão solene no plenário João Justino de Oliveira.

Nascida em 27 de junho de 1923 na Fazenda Santa Clara, antiga Serra do Cafezal, Maria Eloá dedicou-se apaixonadamente à educação, lecionando em diversos estabelecimentos de ensino. Sua jornada como educadora começou em uma escola de pau a pique na Fazenda Campeira, na região que hoje pertence a Serranópolis. Ao longo de sua carreira, ela ensinou no Colégio Estadual Nestório Ribeiro, no Instituto Samuel Graham e no Colégio Paulo VI, na capital Goiânia.

Além de sua atuação como educadora, Maria Eloá deixou um valioso legado literário, escrevendo e publicando obras como “Serra do Cafezal”, “Mariquinha do Sobrado” e “Ana Prudenciana”. Sua contribuição não se limitou apenas ao campo educacional e literário, sendo também uma das fundadoras da Academia Jataiense de Letras (AJL).

Seu comprometimento e influência positiva na comunidade permanecerão como um exemplo inspirador para as gerações futuras. Maria Eloá deixa um vazio imensurável na comunidade de Jataí e será lembrada não apenas por suas realizações, mas também por sua generosidade e dedicação inigualáveis. Que sua memória perdure como fonte de inspiração para todos nós.

O Prefeito Humberto Machado em nome dos servidores públicos de Jataí, se solidariza neste momento de tristeza, e roga a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos.