Oficinas de Artesanato: Arranjos em Palha de Milho e Cerâmica com Fatinha de Olhos D’Água e Hilda Freire

A Secretaria de Cultura, por meio da Casa do Artesão, convida toda a população para duas oficinas: uma de Arranjos em Palha de Milho e outra de Cerâmica, ministradas por duas renomadas artistas, Fatinha de Olhos D’Água e Hilda Freire. As oficinas são uma parceria entre a Prefeitura de Jataí e o SEBRAE, e serão realizadas de 26 a 30 de junho, das 8h às 17h, com intervalos para o almoço.

As inscrições podem ser feitas na Casa do Artesão, localizada na Avenida Brasil, número 610, centro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (64) 3632-4009.

Conheça um pouco mais sobre as artistas:

Maria de Fátima Dutra Bastos, ou como conhecida Fatinha de Olhos D’Água é filha e neta de parteiras e tecelãs, Fatinha é a legítima representante da cultura popular de Goiás. Nascida em Olhos d’Água, celebrada no Brasil e premiada no exterior, esta artista encontrou na palha de milho e nas fibras da bananeira a melhor expressão para sua arte. Ela traduz em esculturas a iconografia folclórica e religiosa de seu povo. Buchas, cabaças, sementes, flores secas e outras matérias-primas do Cerrado, com suas tonalidades e texturas, são elementos inspiradores para a criação das mais variadas peças. Assim, a natureza renasce em suas mãos e se transforma por meio de técnica paciente em arte primorosa.

Hilda da Costa Freire, nascida em Olhos D’Água, GO, desde meados do ano 2000, expressa sua arte através da palha de milho e do barro. Suas esculturas representam o direito das mulheres, o empoderamento, o combate ao racismo, além de esculturas religiosas, folclóricas, natalinas e regionais, retratadas com uma técnica apurada. Hilda já participou de feiras e exposições em todo o país e recentemente foi convidada para o programa de televisão “Kombina”, da TV Aparecida.