Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

A Encenação da “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” teve início no município de Jataí no ano de 1971 por iniciativa do então Padre Francisco Bray (Pe. Chico) e Frei Leo. Inicialmente a encenação era realizada pelas ruas do município, saindo da Praça Dom Germano (atual endereço da Mitra Diocesana), e terminando no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

A encenação da Via Sacra era dirigida e coordenada por Padre Chico juntamente com os jovens da COMOJOCAJA (Coordenação dos Movimentos de Jovens Católicos de Jataí), contava também com a participação de inúmeros jovens de outros projetos sociais desenvolvidos pelo padre nesse período.

Em 1980 a encenação passou a ser realizada no Ginásio de esportes JK – “Tatuzão” – por se tratar de um ambiente fechado que oferecia maior segurança e comodidade à população que prestigiava o espetáculo.

A encenação da Morte, Paixão e Ressurreição de Cristo foi dirigida e acompanhada por Padre Francisco Bray (Pe. Chico) até 2007, ano em que ele foi transferido pelo então Bispo Diocesano para a cidade de Santa Helena de Goiás. Após a transferência de Pe. Francisco Bray, os padres Vicente Duarte e Jacques Douglas assumiram a direção da encenação juntamente com os jovens, nesse período refizeram o roteiro da peça, e também passaram a encená-la em um novo local, o Parque Ecológico Diacuy.

Em 2010 foi sancionada a Lei Municipal n.º 3.110 de 01 de dezembro de 2010 que “institui o Evento “Paixão de Cristo” como evento oficial do município de Jataí”. A partir de 2015, sob a direção e coordenação do Padre Luismar de Freitas Rocha a peça passou por novas transformações, pela primeira vez foi encenada ao vivo (até então a peça era dublada) e em novo local, no Estádio Ronan Maia — sede do Jataí Atlético Clube (JAC). Segundo foi noticiado na imprensa local, cerca de duas mil pessoas prestigiaram o evento.

A peça “Paixão de Cristo” não visa apresentar meramente o espetáculo de um acontecimento que marcou profundamente a história de um povo em uma determinada época e em um determinado contexto religioso, social, político, econômico e cultural de maneira que aparece distante de nós, mas ao contrário, para além de uma apresentação teatral, visa a possibilidade de uma profunda reflexão e convite para podermos descobrir o nosso papel na sociedade e assim contribuirmos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a partir da realidade em que estamos inseridos.

Neste ano apresentaremos este maravilhoso evento no Pavilhão de eventos (Feira Coberta).

Dia 15 de abril às 19h – Entrada Gratuita