Período chuvoso exige maiores cuidados na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes

525

Os dias chuvosos exigem cuidados redobrados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, para evitar as epidemias de dengue e outras arboviroses.

A orientação fundamental para reduzir a proliferação do Aedes aegypti no município é não deixar água acumulada em recipientes nos quintais, pois a equipe de Agentes de Combate às Endemias tem encontrado diariamente objetos com água parada, propícios para serem focos do Aedes aegypti e tais doenças só podem ser combatidas com a colaboração de todos”.

O mosquito da dengue coloca os seus ovos em locais onde há o acúmulo de água limpa, por isso o fato de a doença ser tão frequente no período chuvoso.

A dica é vedar depósitos plásticos, pneus e reservatórios em nível de solo, como manilhas e tambores; consertar calhas e marquises; fechar caixas d’água; evitar o acúmulo de água em vasos de planta; manter a água da piscina tratada; e vedar vasos e ralos que não sejam utilizados diariamente, um exemplo disso é o chuveiro de piscina, que fica exposto à chuva.