Prefeito de Jataí participa de reunião com Senador e do lançamento do Programa de Implantação do Sistema Ferroviário Estadual

O Prefeito Humberto Machado, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, dr. Amilton Fernandes, se reuniram nesta segunda-feira (23/01), com o Senador Jorge Kajuru, em Goiânia. Na pauta, estava a construção de uma Policlínica em Jataí.
Durante a reunião, o Prefeito apresentou o projeto de implantação ao Senador, que se comprometeu a enviar recursos através de emendas parlamentares, na ordem de R$20 milhões para a construção da nova unidade de saúde.

A Policlínica irá atender não só Jataí, mas também a região e vai contar com várias especialidades médicas e imagens, como ultrasom, mamografia, doppler, endoscopia, entre outros.
Ainda em Goiânia, o Prefeito Humberto Machado participou também de uma reunião na Goinfra, que também contou com a participação do vice-governador Daniel Vilela.
Na oportunidade foi realizado o lançamento do Programa de Implantação do Sistema Ferroviário Estadual e apresentadas propostas de construção de ramais ligando regiões produtoras de grãos (Sudoeste), com grande concentração de indústrias (Sudeste) e mineração (Norte) às ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica.

O prefeito Humberto Machado, destacou o potencial da região, que tem uma das maiores produtividades do país e conta com uma segunda safra também muito forte. “Jataí produz tudo: cana, soja, sorgo, feijão, algodão, milho”, ressaltou o prefeito, falando ainda sobre a proximidade com Rio Verde. “Somos grandes produtores de grãos”, ponderou, sugerindo o ramal ferroviário passe perto da cidade de Jataí e ainda que ele seja interligado com o porto de Vitória (ES), em vez de apenas o de Santos (SP).

Os possíveis traçados das ferrovias foram apresentados pelo diretor de Planejamento da Goinfra, Riumar Santos, que explicou aos participantes que os locais foram prospectados e visitados pelos técnicos. Em sua apresentação, ele listou as principais agroindústrias das regiões Sudoeste e Sudeste de Goiás, além das indústrias automotiva e de mineração da região de Catalão, o Porto Seco de Anápolis e ainda os produtores de minérios no Norte do estado (Alto Horizonte, Mara Rosa, Niquelândia, Barro Alto). A ideia, esclareceu Riumar, é fazer ramais passando pela região de Mineiros, Rio Verde e Jataí, no Sul goiano (contemplando as regiões de Itumbiara, Catalão) e no Norte. As sugestões devem ser apresentadas à Diretoria de Planejamento da Goinfra.