Prefeitura entrega monumento em comemoração ao centenário do Tenente Diomar Menezes

Na noite desta segunda-feira (10/07), a Prefeitura de Jataí entregou o avião de caça F-5M Tiger II em comemoração ao centenário do Tenente Diomar Menezes. O monumento foi instalado na praça Tenente Diomar Menezes, como uma homenagem ao militar que bravamente participou da II Guerra Mundial.

A solenidade contou com a presença de representantes da Aeronáutica, da irmã do Tenente Diomar Menezes, Adelia Menezes, de Maria Clorinda (sobrinha neta do Tenente) e demais familiares, da Secretária de Cultura Emilia Tereza representando o Prefeito Humberto Machado, do vice-prefeito Geneilton Assis, do Secretário de Turismo Antonio Gaspar, do Secretário de Obras Tales Augusto e demais secretários, do Coronel Glauco Cândido representando a Força Aérea Brasileira, do presidente da Câmara Abimael Silva, Aluísio Daily Martins (Diretor do Aeroporto de Jataí) e de Dom Joaquim (Administrador Diocesano da Diocese de Jataí).
Durante a cerimônia, também foram homenageados alguns militares da Força Aérea Brasileira.

Diversas pessoas colaboraram para que a fuselagem do avião de caça F-5M Tiger II, doado pela FAB, pudesse ser instalada na praça. Este caça serviu na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, no 1º Grupo de Aviação de Caça, mesma unidade onde o Tenente Diomar Menezes serviu durante a II Guerra Mundial.

O F-5M Tiger II ficou conhecido como o vilão no filme “TOP GUN”, onde foi retratado com a nomenclatura MIG-28, e possui 14,68 metros de comprimento e um peso de 7,142 kg.

O dia escolhido para a homenagem marca o centenário do herói de Tenente Diomar Menezes.