Prefeitura Inicia Semana no Meio Ambiente

100

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) deu início nesta segunda-feira a Semana do Meio Ambiente de 2024, oferecendo palestras e atividades interativas (oficina, minicurso, trilha) com temas diversificados relacionados ao meio ambiente.

A semana nacional do meio ambiente ocorre na primeira semana de todo mês de junho, quando se comemora o dia mundial do meio ambiente, dia 5 de junho.

O evento está sendo realizado na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Contamos com sua participação!

Telefone: (64) 99927-6956 (ligação ou whatsapp)

Endereço: Av. 31 de Maio, 1042 – Setor Epaminondas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 3 de Junho

8:00 – ABERTURA – Café da manhã

8:30 – RECICLAGEM – MUDANÇA DE HÁBITOS. Gustavo Assis Lopes, Coordenador do aterro sanitário e Márcia Franco Assis, Assessora dos serviços de esgotamento sanitário – Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

9:30 – INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL. Prof. Dr. Alécio Perini Martins – Universidade Federal de Jataí-UFJ. Docente na área de Geografia Física na UFJ. Atua na área de Inteligência Geográfica, com ênfase em Geocartografia, Sensoriamento Remoto e Modelagem Ambiental.

Intervalo

13:30 – FRUTICULTURA: FRUTAS DO CERRADO. Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Fruticultura – UFJ, coordenado pela Profa. Dra. Danielle Fabíola Pereira da Silva – UFJ.

15:00 – Lanche

15:30 – AGROFLORESTA: CONSERVAÇÃO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL EM JATAÍ COM “NINHO DO CERRADO”. Gustavo Carvalho e Maria Sannini. Ninho do Cerrado. Produção agroflorestal em Jataí, que cultiva árvores, alimentos e uma boa relação com a terra.

Dia 4 de Junho

08:00 – 11:00 – MINICURSO DE COMPOSTAGEM PARA HORTAS E JARDINS AGROECOLÓGICOS. Oferecido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar (NEAAF) – UFJ, coordenado pela Dra. Mariza Souza Dias – UFJ. Haverá lanche para o minicurso.

13:00 – 17:00 – OFICINA DE FOTOGRAFIA DA VIDA SILVESTRE. Me. James Dean Leal Rocha. A oficina ensina técnicas básicas para capturar imagens incríveis da natureza e dos seres vivos em seu habitat natural. Você aprenderá sobre composição, exposição, foco e uso adequado de equipamentos, como câmeras e lentes. Além disso, explorará como fotografar tanto em ambientes naturais quanto urbanos, sempre com respeito à ética e à conservação da vida silvestre. 📸🌿🦉 A oficina será oferecida pelo Projeto de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração da Transição Cerrado-Mata Atlântica (PELD-CEMA). James Dean Leal Rocha é licenciado em ciências biológicas, mestre em ecologia e conservação, professor de ciências e biologia, doutorando em educação em ciências e divulgador científico no PELD-CEMA. Informações básicas: Limite de 25 pessoas. Necessário ter celular com câmera para participar. Haverá lanche no intervalo da oficina.

Dia 5 de Junho

8:00 – RESTAURAÇÃO DO CERRADO: DESAFIOS, AVANÇOS E OPORTUNIDADES. Prof. Dr. Deivid Lopes Machado. Graduado em Engenharia Florestal, mestre em Ciências Ambientais e Florestais, com doutorado e pós-doutorado em Ciência Florestal.

9:00 – Lanche
9:30 as 11:30 – TRILHA ECOLÓGICA NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE JATAÍ: PARQUE MUNICIPAL MATA DO AÇUDE. Prof. Dr. Christiano Peres Coelho – UFJ. O prof. Christiano é reitor da Universidade Federal de Jataí, graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais.
Intervalo
14:00 – ANIMAIS COMUNITÁRIOS. Prof. Dr. Daniel Bartoli de Sousa – UFJ. Com formação em medicina veterinária é docente na área de Embriologia e Histologia e atua principalmente em projetos relacionados a morfofisiologia e saúde animal, com ênfase em zoonoses, epidemiologia e reprodução.
15:30 – PROGRAMA DE CASTRAÇÃO ANIMAL – Esclarecimentos sobre o funcionamento do programa e momento para tirar dúvidas. Coordenadora do Programa de Castração Flávia Vilela Carvalho.
16:00 – Encerramento