Prefeitura realiza 2ª Edição do Curso de Capacitação dos Agentes de Higiene e Alimentação Escolar

A merenda escolar é um pilar fundamental para o sucesso educacional, fornecendo os nutrientes essenciais para o desempenho dos alunos em sala de aula. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar promoverá a 2ª edição do Curso de Capacitação dos Agentes de Higiene e Alimentação Escolar.

O curso acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório do Centro Cultural Dom Benedito Domingos Cóscia, em dois horários distintos: das 7h às 11h para os que trabalham no período vespertino e das 13h às 17h para os que trabalham no período matutino.

O evento visa qualificar os profissionais responsáveis pela preparação e distribuição da merenda escolar, garantindo a aderência aos padrões do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PNAE tem como objetivo promover escolhas alimentares mais saudáveis entre os estudantes de todas as etapas da educação básica pública do município.

Jéssica Ramos, nutricionista e responsável técnica da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar (DHAE), destaca que o curso busca motivar os profissionais, promover a troca de conhecimentos e garantir o aprimoramento das práticas operacionais, de higiene e boas práticas no manuseio dos alimentos.

Além disso, a parceria com o curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Jataí (UFJ) enriquecerá o programa com palestras do projeto AEC – Noções de higiene na manipulação e acondicionamento de alimentos oferecidos na merenda escolar da rede pública do município de Jataí/GO.

Essa capacitação é um investimento na educação alimentar, nutricional, ambiental e sanitária. Ela visa conscientizar sobre a formação de cidadãos responsáveis e engajados na comunidade local, garantindo saúde e bem-estar.

O curso, aberto não apenas para agentes, mas também para diretores, abordará a importância da higiene pessoal, manipulação de alimentos e cuidados necessários para a preparação das refeições, sempre priorizando a saúde dos alunos e suas necessidades nutricionais diárias.