Prevenção das Arboviroses: Médico Infectologista alerta sobre aumento de Casos no Município

130

O primeiro passo para prevenir essas doenças é combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Destaca-se a importância de eliminar locais propícios para a proliferação do mosquito, como recipientes com água parada, pneus, latas e vasos de plantas. Enfatiza-se também a necessidade de cobrir piscinas e caixas d’água.

Para aqueles que apresentarem sintomas como febre, dor no corpo, dor nas articulações e manchas vermelhas, é fundamental procurar os serviços de saúde. As unidades básicas de saúde estão preparadas para atender a demanda espontânea durante a semana, das 07h às 17h, e oferecem hidratação oral para os pacientes.

Fora desse horário, a população pode recorrer à unidade de pronto atendimento e ao pronto-socorro do Hospital Estadual de Jataí.

Além disso, o município estará promovendo um mutirão contra o Aedes aegypti a partir do dia 19 de fevereiro.

É importante o apoio de toda a população e de todos participarem desse esforço coletivo, dedicando pelo menos 10 minutos por semana para vistoriar seus quintais e casas, a fim de reduzir os locais de reprodução do mosquito e, consequentemente, os casos na cidade.

Juntos, podemos combater essas doenças e proteger nossa cidade.