PROCON realiza pesquisa de preços de ovos de Páscoa

104

O Procon realizou no último dia 20 de março, uma pesquisa de preços de ovos de Páscoa, de diversas marcas e diferentes pesos, em 05 estabelecimentos que comercializam o produto.

Foi constatado aumento médio dos preços dos ovos de Páscoa comparado com a pesquisa divulgada em 2023 de 3,89%.

Ao consumidor que quer manter essa tradição, o PROCON JATAÍ recomenda alguns cuidados na aquisição dos ovos de páscoa:
• Toda informação contida na embalagem deve ser clara e precisa, com especificações corretas sobre quantidade, composição, características, qualidade, bem como os possíveis riscos que apresentem.
• É na embalagem que devemos buscar informações importantes, como: Prazo de validade: nunca compre produtos vencidos. Verifique também quando pretende consumir o produto, buscando um prazo de validade adequado para evitar desperdício. É comum nessa época, adquirir ou ganhar mais produtos do que a capacidade de consumo dentro do prazo de validade.
• Peso líquido: é o peso do ovo, descontados a embalagem e os brindes no seu interior, quando houver. Essa informação permite uma melhor comparação entre produtos. Número de referência: o número de referência do ovo é um código do fabricante que identifica o peso e o tamanho de seus produtos.
• Marcas diferentes com a mesma numeração não indicam o mesmo peso ou tamanho. Assim, números maiores se comparados a números menores de marcas distintas, não indicam necessariamente ovos maiores.
• Condições gerais da embalagem: a embalagem deve proteger o produto de insetos ou contaminação. Assim, verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou partes amassadas. Encontrados esses sinais, não adquira o produto.
• Selo do Inmetro: quando há brinquedos no interior do produto, a embalagem deve apresentar o selo do Inmetro e a idade recomendável para uso do brinquedo. Substâncias alergênicas: todas as embalagens devem mencionar a presença destas, conforme Resolução nº 026/2015 da ANVISA.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui