Projeto “Mãos Seguras” incentiva a higienização das mãos em Jataí

A higienização das mãos é uma medida fundamental no controle e prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). No entanto, a adesão a essa prática ainda é baixa entre os profissionais da área da saúde.

No dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higienização das Mãos foi celebrado em todo o mundo com o lema “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize Suas Mãos”. Essa iniciativa, endossada pela Anvisa em parceria com as Vigilâncias Sanitárias estaduais/DF/Municipais e com o apoio constante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), teve como objetivo conscientizar sobre a importância da higienização adequada das mãos.

Em Jataí, o curso de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí, em parceria com a Comissão Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecções nos Serviços de Saúde (COMSPCISS) da Vigilância Sanitária e Ambiental, promoveu o projeto de extensão “Mãos Seguras”. Esse projeto tem como objetivo desenvolver estratégias educativas para incentivar a adesão à higiene das mãos e à técnica recomendada nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) do município.

No primeiro momento, foram visitadas diversas unidades de saúde em Jataí, incluindo o Hospital Padre Tiago, o Hospital Estadual de Jataí, o Hospital Unimed, a Secretaria Municipal de Saúde, a Clínica de Hemodiálise, a UPA/SAD/SAMU, o Albergue, a Policlínica e o CEO. Nessas visitas, foram realizadas atividades de conscientização, orientação e demonstração da técnica correta de higienização das mãos.

É importante ressaltar que as atividades do projeto “Mãos Seguras” continuarão ao longo deste ano, visando ampliar a conscientização sobre a higienização das mãos e promover práticas seguras nos estabelecimentos de saúde de Jataí.

A higienização das mãos é uma ação simples, porém essencial para prevenir infecções e garantir a segurança tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes. O engajamento de todos é fundamental para criar um ambiente saudável e seguro em nossa comunidade.

Fique atento às próximas ações do projeto “Mãos Seguras” e junte-se a nós nessa campanha pela higiene das mãos.