Com início na quinta-feira, 3 de julho, e seguindo nesta sexta-feira, 4 de julho, o Salão de Eventos do La Vitre Hotel, em Jataí, sedia a oficina presencial da 5ª Edição do Projeto PARTICIPA+ 2025 – Curso de Formação para Controle Social no SUS. A iniciativa busca qualificar a atuação de conselheiras, conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais por meio da educação permanente, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento.
Esta é a primeira de quatro oficinas programadas para o Estado de Goiás, como parte de uma jornada que se estenderá por todo o país até novembro. Neste ano, a primeira oficina ocorreu no Chuí (RS) e a última será no Oiapoque (AP), reforçando o propósito de interiorização do projeto.
Em Jataí, a formação é conduzida por Vitória Bernardes, educadora popular do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e atuante no Projeto PARTICIPA+. Ela ressaltou a importância do conhecimento para que conselheiros municipais e estaduais de saúde possam atuar efetivamente no controle social do SUS. “O Projeto PARTICIPA+ é uma iniciativa de educação permanente e faz parte de uma formação para o controle social no SUS. Ele visa capacitar tanto conselheiros municipais de saúde quanto membros de movimentos sociais para compreenderem o funcionamento e o acompanhamento da gestão do SUS”, explicou Vitória Bernardes. “A ideia é fornecer instrumentos para que possam acompanhar e avaliar as políticas de saúde, além de formular propostas para que o SUS se concretize em sua missão de oferecer saúde de qualidade, garantindo universalidade e equidade. O projeto é uma parceria do Conselho Nacional de Saúde com estados e municípios, focado no fortalecimento do Sistema Único de Saúde nos territórios, por meio da participação e instrumentalização dos conselheiros.”
A atividade conta também com a presença de Elizabeth Mendes, representante do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, e de Eleida Furtado, representando o Conselho Municipal de Saúde de Jataí.
Além de Jataí, a oficina reúne profissionais de Santa Rita do Araguaia, Goiânia, Aporé, Serranópolis, Aparecida do Rio Doce, Mineiros, Rio Verde, Caçu, Portelândia, Perolândia e Acreúna.
O PARTICIPA+ combina etapas virtuais e presenciais, com debates síncronos mediados por educadores e dois dias de atividades presenciais. Os temas abordados incluem gestão em saúde, participação social e o papel dos conselhos. Os participantes também elaboram planos de multiplicação para replicar os conhecimentos em seus territórios.
No Estado de Goiás, as próximas oficinas presenciais do projeto serão realizadas em Luziânia (28 e 29 de agosto), Uruaçu (25 e 26 de setembro) e Anápolis (23 e 24 de outubro).
Jataí, Desenvolvimento e Coração
Comunicação PMJ