20° Salão Nacional de Arte de Jataí Destaca a Diversidade Artística do Brasil

A Secretaria de Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea, realizou na última terça-feira (12/09) a abertura do 20° Salão Nacional de Arte, um evento que reuniu obras de artistas de todas as regiões do Brasil e destacou o talento artístico diversificado do país.

Com um total de 465 inscrições, o júri, composto por profissionais do mundo artístico, enfrentou o desafio de selecionar 38 artistas para a mostra, que acontece no Museu de Arte Contemporânea de Jataí (MAC). O júri foi composto pelo jornalista Celso Fioravante, editor do Mapa das Artes; pelo curador e diretor da Vila Cultural Cora Coralina de Goiânia, Gilmar Camilo; e pelo galerista e organizador da Feira de Arte de Goiás (Fargo), Sandro Tôrres.

O evento foi marcado pela premiação em dinheiro para três artistas escolhidos pelo júri, cada um recebendo o prêmio no valor de R$ 4 mil reais, concedidos pelo município. Os premiados foram Rafael de Almeida, de Goiânia (GO), Iuri Dias, de Campo Grande (MS), e Diego Guevara, que representa uma conexão artística entre Colômbia e Rio de Janeiro.

Além dos prêmios em dinheiro, o júri também destacou quatro artistas com uma referência especial por suas obras. Os artistas reconhecidos foram Isaac Zanacci, de Jataí (GO), Flávia Fabiana, de Anápolis (GO), Guilherme Campos, de São Paulo, mas residindo em Goiânia, e Paloma Gomide, de Santa Catarina e São Paulo.

O evento de abertura contou com a presença de alguns artistas selecionados, a Secretária de Cultura, Emília Teresa Carvalho, o Vice-prefeito, Geneilton Assis, o Secretário de Turismo, Gaspar, e a Vereadora Marina Silveira. O evento contou com mais de 300 pessoas prestigiando os artistas e suas obras.

A exposição do 20º Salão Nacional de Arte de Jataí apresenta obras de 38 artistas de diversas partes do Brasil, representando estados como Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. As obras permanecerão em exibição até o dia 12 de novembro de 2023, com entrada franca para todos os interessados.