Representantes de 9 embaixadas visitam Jataí para conhecer iniciativas sustentáveis

Nesta quinta-feira (23/11), representantes de nove embaixadas desembarcaram em Jataí, em uma visita coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) do Governo de Goiás. Essa delegação de missões diplomáticas da Argentina, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Filipinas, França, Hungria, Itália e Portugal teve como objetivo explorar as iniciativas estaduais para fomentar a produção sustentável no setor agrícola.

Recebidos pelo Prefeito Municipal, Humberto Machado, os representantes estrangeiros participaram de um dia de campo na renomada empresa Solubio. Reconhecida por abrigar a mais avançada fábrica de bioinsumos da América Latina, a Solubio é avaliada em R$ 1 bilhão e conta com 30 pesquisadores detentores de PhD, além de cinco pós-doutores.

Acompanhando de perto a visita, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, apresentou as ações do Governo de Goiás para incentivar a produção sustentável. Ele enfatizou o Programa Estadual de Bioinsumos, implementado em 2021, que transformou Goiás numa referência na utilização desses insumos no agronegócio.

Essa visita é mais um capítulo da série de missões diplomáticas que têm escolhido Goiás como destino para conhecer de perto suas práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis.

Os diplomatas também visitaram a fazenda Rio Paraíso, propriedade rural que conta com uma das fábricas de Bioinsumos da Solubio, onde foram recebidos pelo proprietário Alessandro que fez questão de apresentar as instalações aos visitantes.