Aconteceu nesta quinta-feira, 3 julho, na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, uma importante reunião da Rede de Apoio à Segurança Pública (RASP). O encontro reuniu representantes das forças de segurança e do transporte por aplicativo, que manifestaram grande interesse em integrar a iniciativa e colaborar para um ambiente mais seguro na cidade.
Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação da proposta dos representantes de aplicativos de transporte. Eles demonstraram interesse em compartilhar o acesso à plataforma de rastreamento de veículos em tempo real, incluindo a funcionalidade de um botão de pânico. Essa ferramenta promete fortalecer significativamente a atuação preventiva e investigativa das forças de segurança, além de outros temas relevantes à Segurança Pública em Jataí.
A Secretária de Segurança Pública e Defesa Social, tenente-coronel Selma Rodrigues, explicou que a iniciativa surgiu após uma reunião com o setor de transporte por aplicativo. Os motoristas e usuários solicitaram um termo de cooperação para garantir mais segurança. “Após ouvi-los, entendemos que o importante seria compartilhar com as forças de segurança pública o georreferenciamento de cada veículo de transporte, bem como o acionamento do botão do pânico”, afirmou a tenente-coronel Selma Rodrigues.
Ela também destacou que a secretaria oferecerá cursos de capacitação em segurança para os motoristas, a fim de que saibam como agir em situações de violência e acionar o botão de pânico, mesmo que não tenham certeza do que está acontecendo. “É um passo interessante, porque as forças de segurança pública estarão mais integradas com esse público que trabalha diuturnamente, 24 horas por dia”, enfatizou. A secretária acredita que essa medida poderá coibir outros incidentes, citando casos lamentáveis que já ocorreram na cidade, e que as atividades serão implementadas nos próximos dias, ainda neste mês de julho.
Estiveram presentes na reunião importantes figuras da segurança e da comunidade local: o Comandante do 15º BPM, Major Ulisses David Cortez da Silva, a Delegada Regional de Polícia Federal, Renatha Andrade Brito, o Superintendente Melo Junior (Comandante da GCM), a Presidente da ACIJ e do CODEJA, Wanessa Cruvinel, o Superintendente Municipal de Trânsito, Marcelo Fiório, além de integrantes da Superintendência Municipal de Comunicação, da Polícia Civil e da 19ª CIPM/CPE.
Jataí, Desenvolvimento Coração
Comunicação PMJ