Secretaria da Educação – SME, por meio da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar – DHAE, continuam as visitas aos produtores da Agricultura Familiar.

No dia 21 (vinte e um) de maio de 2021, foi realizada a visita ao Senhor Iraci Scopel, produtor da Agricultura Familiar, o qual oferece para a Alimentação Escolar os seguintes produtos: melancia, milho e abobrinha menina.

De acordo com Salati, Paula (2020), “Atualmente, os agricultores familiares representam 67% dos 15 milhões de produtores rurais do país e ocupam 77% das fazendas brasileiras. Apesar disso, participam em apenas um quarto de toda a produção agropecuária nacional, segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”. Contudo, esta ação da Prefeitura de Jataí, através da SME/DHAE, visa valorizar a Agricultura Familiar no município de Jataí-Go, bem como, a cultura local.

O produtor – Senhor Iraci Scopel, fez questão de apresentar a Diretora da DHAE – Professora Lúcia Helena, ao servidor do quadro técnico da DHAE e ao Diretor da Agricultura Familiar Sr. Hélio Ranes, seu local de produção, mecanismo de irrigação, adubação e rotação de cultura.

A Alimentação Escolar, tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, a Agricultura Familiar tem uma importante função frente ao programa, proporcionando aos alunos a oferta de alimentos de melhor qualidade nutricional, livre de agrotóxicos e que respeita o hábito alimentar regional.

A diretora da DHAE, parabenizou ao produtor por seu trabalho junto à Agricultura Familiar e reafirmou o compromisso na obtenção de produtos advindos da Agricultura Familiar.