Secretaria de Educação elabora cardápio para a Secretaria de Gestão e Planejamento

Arte: Costa Junior

1062

A Secretaria de Educação, através da Diretoria da Higiene e Alimentação, a pedido do Senhor Ridlle Moreira de Souza Silva, da Secretaria de Gestão e Planejamento, elaborou um cardápio para os trabalhadores da Prefeitura de Jataí, envolvidos nas obras do Município e trabalhadores noturnos.

O cardápio foi construído, segundo as características dos trabalhadores, respeitando os hábitos alimentares locais, e com comida de verdade, como preconizado no Guia Alimentar para a População Brasileira.

Durante reunião, com a Diretora da Higiene e Alimentação Escolar, Prof° Lúcia Helena Rodrigues de Souza Coelho e com o Senhor Ridlle, da Secretaria de Gestão e Planejamento e a nutricionista do setor, Jéssica Rodrigues de Morais Sacramento, para apresentar o cardápio elaborado e discutir sobre possíveis modificações, a nutricionista Jéssica ressaltou que, atualmente, os padrões alimentares, na maioria dos países estão mudando rapidamente, entre eles o Brasil. Fez observações sobre a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados (arroz, feijão, frutas, verduras e legumes) por produtos industrializados, como aqueles prontos para o consumo. Como consequência, existe um desequilíbrio na ingestão de nutrientes e excesso de calorias.

Essa mudança nos hábitos alimentares traz como consequência, as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), entre elas o diabetes, pressão alta, sobrepeso/obesidade e as doenças do coração.