Secretaria de Educação finaliza visitas as Escolas Municipais

A Secretaria de Educação (SME), através da Gestão da Merenda Escolar (DHAE), visitou todas as cozinhas das Escolas Municipais.

As visitas tiveram como objetivo buscar parcerias com os gestores escolares, conhecer os espaços das cozinhas e os servidores que atuam nestes setores, vinculados ao Departamento de Higiene e Alimentação Escolar.

A equipe da SME / DHAE foi acolhida por todas as equipes de trabalho de cada instituição escolar, finalizando as visitas com as escolas: Clarindo de Melo, Pedacinho do Céu I; Pedacinho do Céu II, Caminho da Luz, Professor João Justino de Oliveira (CAIC) e Antônio Tosta.

A Diretora de Higiene e Alimentação Escolar, Prof.ª Lúcia Helena Rodrigues de Souza Coelho acompanhada de sua Equipe Técnica ouviram as demandas apresentadas pelos gestores e servidores do Departamento de Higiene e Alimentação Escolar.

Em todas as instituições visitadas foi enfatizado a importância do Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que deverá estar no espaço da cozinha, com o objetivo de apresentar os procedimentos que devem ser adotados pelos estabelecimentos de ensino em uma linguagem acessível, incluindo os requisitos higiênico sanitários das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia do alimento preparado, proporcionando uma alimentação segura e saudável e que supra as necessidades nutricionais dos escolares.

O conhecimento e a adoção dos procedimentos contidos no Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são fundamentais para redução do risco de contaminação e proporcionar segurança.