Secretaria de Saúde promove capacitação para profissionais no enfrentamento das arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando suas ações no combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Como parte desse compromisso, na última quinta-feira (25), uma capacitação foi promovida para os profissionais de saúde do município, abordando temas cruciais, tais como o manejo clínico das arboviroses (adulto e pediátrico), notificação compulsória e fluxo laboratorial.

Diante do aumento dos casos de arboviroses, a Secretaria de Saúde tem concentrado esforços na capacitação de seus profissionais para garantir uma resposta eficaz a essas doenças transmitidas por mosquitos. A capacitação, realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que desempenham um papel crucial na identificação, tratamento e prevenção dessas enfermidades.

Além do aprimoramento técnico dos profissionais, é crucial destacar que a prevenção continua sendo a melhor solução no combate às arboviroses. A população desempenha um papel fundamental nesse cenário, sendo essencial a cooperação de todos. A eliminação de criadouros de mosquitos, o uso de repelentes e a busca por cuidados médicos precoces são medidas simples, mas eficazes, que cada indivíduo pode adotar para contribuir na contenção dessas doenças.

O evento foi estrategicamente dividido em dois momentos, visando abranger todos os profissionais de saúde. O próximo encontro está agendado para o dia 01 de fevereiro de 2024.