Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo realiza sua 1° trilha on-line

No dia 30 de abril de 2021, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (SMMAU) em parceria com o Escola Estadual Polivalente Dante Mosconi, realizou sua 1° trilha on-line, com transmissão em tempo real, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, em caráter experimental para conclusão do conteúdo “Unidades de Conservação”. Para realizar essa transmissão, foi utilizada a plataforma digital Google Classroom, no qual os alunos, professores e equipe gestora da referida instituição de ensino, acompanharam os coordenadores da sala de Educação Ambiental da SMMAU em uma das trilhas do Parque Natural Municipal Mata do Açude. Durante o trajeto, os coordenadores da sala de Educação Ambiental enfatizaram a importância, as particularidades e os desafios inerentes a gestão do Parque.

A trilha foi dividida em três momentos, sendo eles:

1. Um breve relato sobre os eventos que corroboraram para criação do Parque, a descrição da sua fitofisionomia, a importância dessa área para proteção e preservação da biodiversidade e as suas contribuições para a comunidade científica, proveniente das pesquisas realizadas no local.
  2. Destaque para as espécies vegetais que caracterizam o fragmento como um remanescente de Mata Atlântica, no Bioma Cerrado.
  3. Momento de perguntas e interação com os alunos da Instituição de ensino.

Esse formato de trilha possibilitou a visita de 98 alunos do Colégio Estadual Polivalente Dante Mosconi, de forma segura, em meio a pandemia, o que contribuiu para construção de uma visão mais harmoniosa na delicada relação homem/natureza.