Segunda Etapa da Consulta Pública – Lei Paulo Gustavo

Na manhã de sábado (03/06), no Auditório Maria Eloá do Centro Cultural Basileu França – CCBF, aconteceu a audiência pública presencial referente a 2ª etapa da Consulta Pública da Lei Paulo Gustavo.

Fizeram-se presente 68 fazedores de cultura de nossa cidade, dentre artistas e produtores culturais, dos segmentos audiovisual, artes cênicas (teatro e dança), artes visuais, música, patrimônio cultural, literatura, cultura popular e outros, os quais contribuíram ativamente no processo de democratização de aplicação e operacionalização dos recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Jataí.

A Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, apresentaram a Lei complementar nº 195 de 08 de julho de 2022 e seu Decreto, e o resultado da primeira etapa da consulta pública. Foram coletadas as demandas e necessidades da comunidade cultural local, como os mecanismos de financiamento devem se estruturar no município, qual a melhor divisão das categorias e seus valores, além de outros itens relevantes para a democratização da cultura em nossa cidade.

É válido lembrar que a União repassará ao município de Jataí o valor estimado em R$ 857.619,23, que deverá ser aplicado da seguinte forma:
– R$ 454.323,22 para apoio a produções audiovisuais:
– R$ 103.888,42 para apoio a salas de cinema;
– R$ 52.164,76 para capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e a festivais e mostras;
– R$ 247.242,84 para apoio às demais áreas da cultura que não o audiovisual.

A Secretaria Municipal de Cultura promoverá ainda uma terceira etapa, após aprovação do Plano de Ação, que deverá ser aprovado até meados de julho de 2023, para a construção dos editais, chamadas públicas, ou outros instrumentos.