Seja consciente e não deixe a limpeza do seu terreno para depois

Texto: Larissa Soares Silva

Manter um lote limpo é essencial para a saúde pública. Se você possui um terreno, deve estar atento a sua limpeza. Preste sempre atenção se há acúmulo de entulho e sujeira no local, muitas pessoas depositam lixo em lotes desocupados, mesmo sendo particulares e cercados.

O acúmulo de lixo junto à vegetação alta contribui para a proliferação de pragas como ratos, escorpiões, cobras e outros animais. Água parada é um outro problema, contribuindo para a reprodução de mosquitos como o Aedes aegypti. Em épocas secas, como o inverno, mantenha o terreno limpo, para diminuir o risco de incêndio no local.

Caso o terreno não esteja limpo a Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo pode emitir uma notificação aos proprietários destes imóveis para que seja feita a limpeza, após o prazo de notificação, não sendo sanado o problema, uma multa será aplicada. A Prefeitura pode realizar a limpeza do lote, fazendo a retirada do lixo e entulho, mas será cobrada uma taxa dos serviço executado juntamente com o documento de arrecadação de Imposto Territorial Urbano – IPTU.

Manter o lote limpo só traz benefícios, tanto para o proprietário do imóvel, como para a sua vizinhança. Seja consciente e não deixe a limpeza do seu terreno para depois!