Semana do Algodão

773

O Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos realizou nos dias 13 a 17 de outrubro, a Semana do Algodão, com o apoio da Secretaria de Cultura e da Associação de Amigos do Museu Histórico de Jataí, tendo como parceiros a UFG/Curso de Agronomia, e o “Ateliê de Artes Mulheres de Fibra”. Durante esses dias foram realizadas atividades diversificadas como um curso de curta duração de fiação do algodão; uma oficina sensorial para crianças, e uma roda de conversa sobre o algodão “ganga” e seu cultivo.
Com estas atividades o Museu Histórico e suas mestras tecelãs e fiandeiras foram valorizadas, bem como todo o processo de fiação e a matéria prima que permite o exercício desse saber ancestral ainda praticado por mulheres jataienses: a produção de fios a partir da fibra do algodão, que resulta em novelos e meadas, tornando possível a existência de cobertas e tapetes conhecidos pela nossa geração.
Ana Maria, a fiandeira aprendiz que fez o curso, veio de Campinas/São Paulo. Ela tem um sitio em Holambra onde planta algodão colorido. Ana Maria trouxe de presente seu entusiasmo despertado a partir dos vídeos que foram produzidos e divulgados sobre o processo tecelagem artesanal em Jataí, e suas sementes de algodão colorido: o ganga, já conhecido pelos jataienses, e o algodão verde.