Sustentabilidade: Prefeitura inicia implantação de Sistema de Geração de energia Solar

A Prefeitura de Jataí está implantando o sistema de geração de energia solar (usinas fotovoltaicas) em equipamentos públicos municipais.

Com três unidades em fase final de instalação de placas solares e inversores, os primeiros contemplados são as escolas municipais Antônio Tosta, Maria Theodora e Auta de Souza.

A empresa responsável pela execução desses serviços é a Ourolux, e o contrato estabelecido para essa iniciativa possui o valor de R$ 9.175.152,00 (nove milhões, cento e setenta e cinco mil, cento e cinquenta e dois reais). A potência instalada é de 3,27 MWp, uma capacidade que se espera suprir parte significativa da demanda energética consumida pelo município. O projeto de eficiência energética prevê também a substituição de todas as luminárias da cidade de vapor de mercúrio por lâmpadas de LED, já está em fase de licitação.

Ao todo, estão previstas 18 unidades que serão beneficiadas com a implantação das usinas fotovoltaicas, sendo elas:

– Aeroporto Municipal Flávio Francisco Vilela;
– Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia;
– Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
– Centro Especializado em Reabilitação (CER III);
– CMEI Silvia Ferreira de Carvalho;
– Delegacia de Polícia;
– Escola Municipal Antônio Tosta de Carvalho;
– Escola Municipal Auta de Souza;
– Escola Municipal Irmã Sheila;
– Escola Municipal Maria Theodora de Souza;
– Escola Municipal Nilo Loticci;
– Escola Municipal Zilah Amorim;
– Estádio Municipal Jerônimo Ferreira Fraga (Arapucão);
– Justiça Federal (Anexo a Secretaria da Saúde);
– Prefeitura Municipal de Jataí (Sede Administrativa);
– Rodoviária Municipal;
– Unidade Básica de Saúde James Philip Minelli (UBS);
– Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Benedito Barbosa (UPA);

Com essa iniciativa, o município economizará aproximadamente R$ 500 mil por mês nas contas de energia, valor que poderá ser investido em outras áreas da administração municipal.