A Prefeitura de Jataí, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou na quinta-feira, 20 de fevereiro, na movimentada esquina da Rua Rui Barbosa com a Rua Professor Edivan Assis Melo, no centro da cidade, mais uma blitz educativa. O objetivo principal: orientar os condutores sobre a importância dos cuidados no trânsito e o transporte seguro de crianças. A ação faz parte de uma série de iniciativas da SMT para promover um trânsito mais seguro em Jataí.
Marcelo Fiório, Secretário Municipal de Trânsito de Jataí, destacou que as equipes da SMT intensificaram as ações educativas em avenidas de grande fluxo e nas proximidades das escolas. O objetivo é preparar o terreno para futuras ações de fiscalização e punição aos infratores. As abordagens buscam garantir o cumprimento das leis de trânsito e, principalmente, a segurança dos usuários e de todos os condutores.
As principais infrações flagradas pelos agentes da SMT incluem o não uso do cinto de segurança, o transporte inadequado de crianças sem os dispositivos de retenção apropriados (bebê conforto e cadeirinha) e a presença de menores em motocicletas. Além disso, a parada em fila dupla também foi alvo de atenção.
“Os condutores precisam respeitar as leis de trânsito, especialmente a sinalização, como faixas de pedestres e limites de velocidade. Somente assim teremos um trânsito seguro para todos. As blitz educativas têm o objetivo de alertar para o respeito mútuo entre todos os usuários das vias, sejam pedestres, ciclistas, motoristas ou motociclistas. Se todos respeitarem os limites, teremos menos acidentes e menos violência no trânsito”, explicou o secretário.
“A blitz conscientiza, e um cidadão consciente obedecerá à legislação. Hoje, especificamente, estamos educando sobre a legislação de trânsito, um trabalho que fará grande diferença na condução dos usuários pelas vias de Jataí”, complementou o secretário.
José Silva, um dos motoristas abordados, elogiou a iniciativa: “É muito importante receber essa orientação”. Pedro Arnaldo, entregador de uma loja de materiais de construção, também ressaltou o valor da blitz: “É essencial, muito importante para um trânsito consciente”.
Durante a blitz, os condutores receberam um kit educativo com um folder de dicas de segurança no trânsito e um mini talão de multas, como forma de simulação e aprendizado.
A SMT também realizou ações de orientação para ciclistas e pedestres, ensinando o uso correto da faixa de pedestres e formas de evitar acidentes de bicicleta.
Após esta fase educativa, a SMT, com o apoio das Polícias Militar e Rodoviária Federal e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizará em breve, blitz punitivas para os infratores.
Jataí, Desenvolvimento e Coração
COMUNICAÇÃO PMJ