Treinamento de Olericultura – 08/06 a 10/06

835
Treinamento de Olericultura – 08/06 a 10/06

 

Nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2021, foi realizado um treinamento de Olericultura na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo – SMMAU, em parceria com o Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar da Universidade Federal de Jataí– NEAF/UFJ, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Instituto Federal de Goiás –
IFG.

 

Essa atividade faz parte do Projeto de extensão do IFG intitulado “Horta Solidária”, cujo objetivo é desenvolver a agroecologia e agricultura urbana para produção e manejo de alimentos, a fim de gerar renda às mulheres em situação de vulnerabilidade social no município de Jataí. O treinamento foi ministrado por um profissional do SENAR e teve apoio do NEAF/UFJ, da ONG Amigos do Rio Claro – Ama Rio e da SMMAU.

 

Durante o treinamento foi abordado técnicas de reaproveitamento de resíduos sólidos, produção de tintas ecológicas, preparo de substrato para o cultivo de mudas, produção de composto orgânico, biofertilizantes, uso de minhocas para produção de húmus e princípios da etnobotânica.

 

Participaram do treinamento 17 mulheres residentes e domiciliadas no Bairro Nova Esperança. Estima-se que essa atividade beneficiará as 280 famílias que residem no respectivo bairro.

 

Texto: Luiz Carlos Pereira Borges e Ulysses Gusmão de Oliveira.